ELTON JOHN


Elton John
No dia 25 de março de 1947, nasceu Reginald Kenneth Dwight, mais conhecido como Elton John. Seus álbuns bateram, por diversas vezes, recordes de vendas pelo mundo, suas canções figuraram entre os principais rankings mundiais. Mas como muitos grandes artistas, Elton John teve uma vida muito atribulada. Seu envolvimento com a cocaína e sua orientação sexual foram pivôs de diversas polêmicas, além disso, sua relação com a mídia não é das melhores. 
Aos 11 anos, o jovem músico ganhou uma bolsa de estudos no Royal Academy of Music, a principal escola de música da Inglaterra. No início dos anos 60 formou a banda Bluesology, seu primeiro trabalho profissional. Como só tocava piano e não cantava, o músico não se sentia feliz e resolveu abandonar o grupo e tentar algo novo.

Um anúncio da gravadora Lybert Records a procura de novos talentos foi a chance que ele esperava. Ray Williams, dono da Lybert, percebeu que o jovem músico era talentoso, porém não era um bom letrista. Williams havia recebido letras de um tal de Bernie Taupin, que só escrevia, não compunha melodias. Desta maneira, colocou Elton e Taupin em contato. A partir daí, teria início uma das maiores e mais bem sucedidas parcerias da história musical.

Ficou conhecido pelo pseudônimo de Eltoh John (junção dos nomes dos antigos companheiros de banda Elton Dean e Long John Baldry). Através de correspondências, a dupla começou a criar as primeiras músicas. Em 1969 sai então o primeiro álbum do músico, Empty Sky. Não fez sucesso, porém serviu para colocar John em evidência. 

O trabalho seguinte, Elton John, é lançado em 1970 e músicas como 'Border Song' e 'Your Song' garantem seu sucesso. O cantor começa a fazer apresentações para platéias cada vez mais numerosas e começa a chamar atenção pela extravagância das roupas que usa no palco. No mesmo ano é lançado Tumbleweed Connection.

A parceria Elton/Taupin estava em total sintonia e os álbuns subseqüentes foram sucessos absolutos de crítica e público. A começar por Honky Chateau (1972), primeiro trabalho de Elton a ser o número um na parada. A música 'Rocket Man', que, faz alusão ao lançamento da nave norte-americana Apollo 16, figurou no Top 20.

Don't Shoot me I'm Only the Piano Player (1973), Goodbye Yellow Brick Road(1973), Caribou (1974), Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy (1975) e Rock of the Westies (1975) emplacaram  também a primeira e almejada primeira posição das paradas mundiais, além de todos serem ganhadores de discos de platina em vários países. Os lançamentos compreendidos entre 1970 e 1975 são os principais trabalhos da carreira do músico.

Já consagrado como campeão de vendas e no auge da fama, Elton tem uma desavença com Bernie Taupin e rompe a parceria. Na mesma época ele se envolve com problemas com a mídia, alegando que esta vasculhava excessivamente sua vida particular. Em 1977, se afasta do show business.

Retorna no ano seguinte e lança A Single Man. Já em 1979, Elton faz novamente história: foi o primeiro cantor do ocidente a fazer um show na extinta União Soviética.

Inicia-se a década de 80 com mais três discos, 21 at 33 (1980), The Fox (1981) eJump Up! (1982). Mas foi em 1983 que sua carreira toma novo fôlego: finalmente está refeita a parceira Elton/Taupin.

Mas sua vida pessoal repercutiu mais do que a profissional nesta década. A revelação de sua bissexualidade causou polêmica e arranhou consideravelmente sua imagem pública. Agregado a isto, houve o conturbado casamento com Renata Blauel, uma operação na garganta para retirada de um tumor e ainda seu vício com a cocaína, juntamente com o distúrbio da bulimia.

Sua bronca com a mídia, porém, só aumentava. Chegou a processar o tablóide inglês The Sun contra danos morais e ganhou a causa. Nesta época, seu mais novo single 'Sacrifice' (1989), alcança a posição número um na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Em 1991 é lançado Two Rooms, álbum comemorativo celebrando os 25 anos da dupla Elton/Taupin. Participam neste CD nomes como Phill Colins e Eric Clapton. Lança em 1993 o álbum Duets, no qual faz duetos com Marcella Detroit, Leonard Cohen, Kiki Dee e George Michael, entre outros.

No ano seguinte, compõe, ao lado de Tim Rice, a trilha da animação O Rei Leão dos estúdios Disney e conquista o Oscar de melhor canção. Em 1995, a turnê mundial do álbum Made in England se encerra aqui no Brasil. Neste mesmo período se comprometeu com o cineasta David Furnish, relacionameto que dura até hoje.

Já no ano de 1997 falece sua amiga pessoal, a então Princesa de Gales, Diana. O músico faz em sua homenagem uma versão de 'Candle in the Wind' (que havia sido composta por ocasião da morte da atriz Marilyn Monroe) e a interpreta em seu funeral. O single foi um dos mais vendidos da história e a renda foi destinada a projetos sociais.

Novamente em parceria com Tim Rice, produz Aida (1999), disco baseado na ópera homônima, escrita em 1871 pelo compositor italiano Giuseppi Verdi. Entre as participações no álbum, destacam-se nomes como Sting, Lenny Kravitz, Shania Twain, LeAnn Rimes, James Taylor, Janet Jackson, Tina Turner e Lulu.



De volta às trilhas-sonoras, compõe as canções da animação O Caminho para El Dorado (2000). Songs From the West Coast (2001), Peachtree Road (2004) e The Captain and the Kid (2006) são seus últimos e bem sucedidos trabalhos inéditos em estúdio. Em 2009 ele passou novamente pelo Brasil.

Mas Elton não para por aí. Além de dar continuidade a sua fascinante carreira, o músico pratica boas ações. Financia bolsas de estudo para jovens músicos que não possuem condições para pagar, investe em pesquisas contra a AIDS, e participa de shows beneficentes como o Live Aid.

Hoje, Elton John é considerado um dos homens mais ricos do mundo. Sua obra tem o reconhecimento merecido e sua persona é uma das mais prestigiadas do planeta. Elton John não entrou apenas para a história, mas a fez, como poucos.

Por Leonardo Cássio

Eu gostaria muito que você divulgasse meu blogger no seu Facebook e Twitter, em todo caso obrigado pela sua visita espero que tenha gostado.
Abraão T.